Artigos
Ao longo dos meus 35 anos da minha jornada de liderança, aprendi que ser um bom líder vai muito além de gerir equipas. É necessário ser capaz de inspirar, motivar e, acima de tudo, saber motivar-nos a nós próprios. Foi com esta convicção que decidi criar a série “Liderança 101”, onde partilho dicas e conselhos práticos para quem deseja aperfeiçoar as suas habilidades de liderança.

 Seja na auto-gestão ou na criação de um ambiente de trabalho positivo, esta série serve como um guia para todos aqueles que procuram evoluir como líderes.

Nesta série são abordados temas essenciais para qualquer líder. Desde a importância da autoconsciência e da empatia até à gestão eficaz do tempo e das equipas, cada episódio traz consigo uma nova reflexão e ferramentas práticas, oferecendo insights valiosos para todos os que procuram melhorar as relações com as suas equipas, ou até consigo mesmos.

 

Vamos agora olhar mais de perto para os temas abordados em cada episódio:

 

  1. É raro um líder ter autoconsciência

A autoconsciência é um atributo raro, mas essencial para qualquer líder. Neste episódio, reflito sobre a escassez de líderes que realmente compreendem o impacto das suas ações e falo um pouco sobre a importância da empatia e da responsabilidade.

 

  1. Feedback de forma eficaz

Uma boa liderança depende de uma comunicação clara e construtiva. Explico como a troca ineficaz de feedback pode ser prejudicial e apresento a ferramenta “Let’s do Feedback!” como uma solução prática para melhorar a comunicação dentro das equipas. 

 

  1. Não marco reuniões às sextas-feiras

Gerir o tempo é um dos grandes desafios da liderança. Neste vídeo, falo sobre como reservar as sextas-feiras para resolver tarefas complexas faz toda a diferença na minha rotina. Ao evitar reuniões neste dia, consigo focar-me em projetos que exigem mais concentração e foco, evitando que sejam constantemente adiados pelos assuntos urgentes do dia-a-dia.

  1. Ninguém gosta de receber feedback negativo

O feedback negativo é, muitas vezes, difícil de receber e de se dar. Neste episódio, discuto as formas de lidar com este tipo de feedback sem adotar uma postura defensiva e partilho algumas dicas para que a comunicação possa ser sempre construtiva, mesmo em situações desafiantes.

 

  1. O escritório não vai acabar

O futuro do trabalho é híbrido. Neste vídeo, explico o porquê de acreditar que este modelo combina o melhor dos dois mundos, juntando a flexibilidade e o foco que o trabalho remoto oferece à união e a presença da cultura empresarial.

 

  1. O email é um caos, mas temos de viver com ele

O email pode ser um dos maiores inimigos da produtividade. Neste episódio, partilho estratégias como o “Inbox Zero” e a organização recorrente para garantir que o email seja uma ferramenta útil e não uma fonte constante de distração.

 

  1. O foco é o segredo do sucesso

Manter o foco num mundo cheio de distrações é uma das maiores dificuldades que um líder pode enfrentar. Neste episódio, explico o porquê de o foco ser o verdadeiro segredo do sucesso e partilho algumas dicas práticas para evitar interrupções constantes.

 

  1. Ninguém lidera sem primeiro se liderar a si próprio

A autoliderança deve ser a base de qualquer líder. Nesta reflexão, destaco a importância de praticar uma boa gestão pessoal antes de pensar em liderar os outros, partilhando algumas das minhas estratégias para me manter no caminho certo.

 

  1. A cultura de uma equipa define-se pelo pior comportamento tolerado

Neste episódio, reflito sobre a responsabilidade que os líderes têm em moldar a cultura das suas empresas. Destaco a forma como os líderes que motivam pelo exemplo conseguem criar culturas positivas e produtivas, enquanto os que ignoram maus comportamentos acabam por minar a moral e a eficácia da equipa.

 

  1. Pior que receber uma má notícia, é receber por e-mail

A forma como comunicamos más notícias é crucial para manter a confiança e o respeito dentro das equipas. Neste episódio, partilho a importância de ser direto e transparente, evitando o email como meio de comunicação para questões sensíveis, e apostando em conversas pessoais e empáticas.

 

  1. Somos o que lemos, mas também o que vemos e ouvimos

A aprendizagem contínua é fundamental para o crescimento pessoal e profissional. Neste vídeo, sublinho a importância de diversificar as fontes de conhecimento e partilho algumas técnicas para garantir que continuamos sempre a evoluir.

 

  1. Promete pouco e entrega muito

Gerir expectativas é uma arte da liderança. Neste episódio, falo um pouco sobre a importância de prometer pouco e entregar muito, uma técnica que ajuda a superar as expectativas das equipas e dos clientes.

 

  1. A semana de quatro dias de trabalho não é uma utopia

Embora a ideia de uma semana de quatro dias possa ser encarada como uma utopia, a verdade é que já estamos a avançar nessa direção. Partilho a nossa experiência na PHC com as “happy-fridays” e como estas iniciativas estão a melhorar a qualidade de vida e a produtividade da nossa equipa.

 

  1. Qual foi o momento mais difícil enquanto CEO

Liderar uma empresa nem sempre é fácil. Neste episódio, relembro um dos momentos mais desafiantes da PHC e as lições que tirei dessa experiência, que foram cruciais para o crescimento e sucesso da empresa.

 

  1. O CEO nunca deve ser o primeiro a falar numa reunião

Nas reuniões, incentivar a partilha de opiniões é fundamental. Aprendi que se o CEO é o primeiro a opinar, os outros podem sentir-se inibidos em expressar as suas ideias. Neste episódio, explico a importância de ouvir primeiro e falar depois.

 

  1. Todo o líder deve aspirar a ser inútil

A meta final de um líder deve ser criar uma equipa que funcione autonomamente. No último episódio, falo sobre a importância de evitar a microgestão, delegar tarefas e de avaliar pelo resultado, e não pelo processo.

 

Seja um líder experiente ou alguém a dar os primeiros passos na gestão de equipas, a série “Liderança 101” é uma ferramenta indispensável para aprimorar as habilidades de liderança. Afinal, a liderança é uma jornada de aprendizagem contínua, e este é apenas o começo.

Últimos artigos