Nesta série, exploro algumas boas práticas de gestão e liderança, em tempos de crise, marcados pela incerteza, como os que vivemos durante a pandemia. Cada episódio traz consigo algumas lições, estratégias e reflexões sobre o futuro do mundo do trabalho e das empresas. Este é um autêntico guia tanto para líderes experientes como para aqueles que se viram, de repente, à frente de uma empresa num dos momentos mais desafiantes da história recente.
Mas o que podemos aprender ao certo com esta série? Vamos agora olhar mais de perto para os temas abordados em cada episódio:
- Boas práticas de gestão em pandemia
Gerir uma empresa em trabalho remoto durante a pandemia foi uma experiência inédita e cheia de desafios. Neste episódio, partilho as principais aprendizagens que retirei deste período, desde a necessidade de nos adaptarmos rapidamente, à importância de uma comunicação eficaz durante um período de crise.
- Como manter o foco durante o trabalho remoto
O trabalho remoto trouxe consigo desafios significativos, especialmente no que toca à manutenção do foco e da produtividade. Neste episódio, partilho as melhores formas de criar um espaço de trabalho adequado em casa e de como gerir o tempo com a família.
- Critérios para tomar melhores decisões em tempo de crise
Tomar decisões em tempos de crise exige clareza e firmeza. Neste episódio, partilho três valores fundamentais que adotámos na PHC para navegar pela pandemia: assegurar a sustentabilidade da empresa, evitar despedimentos e garantir a continuidade do negócio. Estes princípios guiaram as nossas decisões e ajudaram-nos a manter o rumo durante a tempestade.
- O que a série Casa de Papel nos ensina sobre gestão
Há muito que se pode aprender com histórias bem contadas, e “Casa de Papel” é um exemplo disso. Neste episódio, exploro as lições de gestão e liderança que a série nos oferece, desde a importância de uma equipa coesa até à necessidade de uma liderança 360º. A resistência, o teambuilding e a estratégia são elementos chave que podemos aplicar no nosso dia-a-dia nas empresas.
- A importância de não despedir durante uma crise
Durante uma crise, a manutenção do talento é crucial para garantir a recuperação e o crescimento futuros. Neste episódio, falo sobre a importância de preservar as equipas e apresento estratégias que permitem sustentar esta prática, como cortar o que não é essencial e aproveitar os apoios estatais disponíveis. Proteger as pessoas é proteger o futuro da empresa.
- 5 vantagens das reuniões remotas
As reuniões remotas tornaram-se uma norma durante a pandemia, e com elas surgiram várias vantagens que talvez não tenhamos antecipado. Neste episódio, sublinho algumas das principais vantagens das reuniões remotas, com destaque para o aumento da pontualidade e da eficiência.
- 5 desafios da pandemia Covid-19
A pandemia trouxe desafios sem precedentes, e no trabalho remoto, esses desafios tornaram-se ainda mais evidentes. Neste episódio, faço algumas reflexões sobre como estabelecer uma nova liderança à distância, garantindo uma comunicação interna eficaz e, acima de tudo, mantendo a calma no seio da crise.
- O que aprendi durante o isolamento
O isolamento social foi um período de introspeção e aprendizagem. Partilho, neste episódio, as lições que tirei desse período, refletindo sobre os desafios que prometiam marcar os tempos pós-pandemia.
- Novos hábitos pós-pandemia
O mundo mudou, e com ele, as empresas também se transformaram. Neste episódio, discuto alguns dos novos hábitos que surgiram no período pós-pandemia, partilhando insights sobre a forma como as empresas se devem preparar para o futuro.
A série “CEO at Home” é mais do que uma reflexão sobre liderança em tempos de crise: é um manual prático para quem precisa de liderar com eficácia, mesmo nas situações mais adversas que se possa imaginar.